Caso Paula Barbosa – Teste do Pezinho


Caso Paula Barbosa – Teste do Pezinho
Sociedade de Triagem Neonatal explica o que pode ter ocorrido com o resultado de filho da atriz da Globo

A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), uma das entidades protagonistas da triagem neonatal (teste do pezinho) no Brasil expediu uma nota a respeito do caso da atriz Paula Barbosa, que fez um relato desesperado nas redes sociais a respeito de um diagnóstico grave e errôneo de um teste do pezinho ampliado feito no hospital onde o bebê nasceu.
"Eu estava só esperando sair o resultado de um exame do Arthur, meu filhinho que acabou de nascer. Foram dias de muita angústia, agonia e eu tenho certeza que tem outras mães passando [pelo mesmo] e, por isso, eu tenho que falar a respeito. Foram 10 dias úteis de espera do resultado do exame, a partir do resultado do exame do pezinho que a gente fez", comentou. 
De acordo com a atriz, a crítica refere-se ao fato de o hospital não ter avisado sobre o funcionamento desse exame: "Uma coisa que a gente não sabia e só ficou sabendo depois que chegou o resultado, é que esse exame do pezinho tem muito falso positivo, porque é um exame de triagem, não é um exame de diagnóstico". 
Na ocasião, o pequeno Arthur foi diagnosticado com uma doença rara grave, a AME (Atrofia Medular Espinhal). 


Posicionamento da SBTEIM
De acordo com a entidade, o teste do pezinho deve ser orientado e explicado aos pais desde o pré-natal. Mesmo antes da coleta no hospital, o profissional de saúde tem o dever de explicar o exame para os pais.
Infelizmente na rede privada o teste do pezinho é apenas um exame. Não se enxergam como um programa de saúde pública e, por isso, a família fica desassistida.
?O teste do pezinho para AME (Atrofia Medular Espinhal) é um dos que provavelmente não dará falso positivo, por utilizar uma metodologia bem específica que é o PCR em tempo real. A SBTEIM acredita que houve, neste caso, um erro de interpretação do laudo, o que não é incomum. 
“Já recebi pais desesperados porque o médico não soube interpretar o laudo. De qualquer forma, importante enfatizar que o teste do pezinho é um exame de triagem e que deve estar inserido em um programa de seguimento. Nem sempre mais é melhor, principalmente quando o “mais” não é bem explicado, que foi o caso”, adverte a presidente da SBTEIM, a médica geneticista Dra. Carolina Fischinger. 
SBTEIM
A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) tem como objetivo principal reunir profissionais envolvidos com estudos e pesquisa relacionados à Triagem Neonatal no Brasil. Visa ainda estimular e divulgar os processos diagnósticos e terapêuticos de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.
Anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal - SBTN, foi fundada em 18 de setembro de 1999 e, após longo período de inatividade, a SBTN ressurgiu no dia 18 de março de 2016, em São Paulo.
A SBTEIM tem como premissa, defender a dignidade do profissional que se dedica à Triagem Neonatal e aos EIM, além de resguardar e proteger os interesses dos pacientes e familiares que se beneficiam de um diagnóstico precoce; e orientar à terapia correta no tempo adequado e acompanhamento de suas enfermidades ao longo da vida.
Mais Informações:
Oficina de Mídia/Contato (Assessoria de Imprensa da SBTEIM)
Maurício Santini (11) 99290-6737

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry