Pais devem ser informados sobre importância do teste do pezinho
A Comissão de Direitos Humanos aprovou uma proposta que torna obrigatória a orientação, por parte dos profissionais de saúde, sobre a importância do teste do pezinho. O exame deve ser realizado em até 30 dias após o nascimento e é essencial para o diagnóstico precoce de diversas doenças.
Segundo o texto, médicos e equipes de saúde deverão informar pais e responsáveis ainda durante a gestação e também após o parto, destacando inclusive a existência da versão ampliada do exame.
O senador Jorge Seif (PL-SC), ao apresentar o relatório da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), ressaltou que muitas famílias ainda desconhecem a relevância da triagem neonatal:
“Uma parcela significativa de pais e responsáveis ainda desconhece a importância dos exames de triagem neonatal e, por isso, pode negligenciar a realização desses testes. Não basta apenas que o poder público ofereça o exame, é preciso conscientizar sobre sua relevância e também sobre a versão ampliada”, afirmou.
O teste do pezinho, disponível gratuitamente pelo SUS, pode identificar doenças graves e hereditárias, possibilitando o início imediato do tratamento. Já a rede privada oferece versões que rastreiam um número maior de condições.
A proposta segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
Leia a Matéria completa CLICANDO AQUI