Triagem Neonatal Ocular


Teste do Olhinho pode detectar o Retinoblastoma, câncer raro diagnosticado na filha de Tiago Leifert “Os pais precisam ficar atentos aos sinais como alteração do reflexo vermelho dos olhos observada em fotografias. Caso se perceba um reflexo branco na pupila, o médico deve ser procurado. O estrabismo também pode também estar associado à doença", explica a biomédica e 2ª Secretária da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, Dra. Eliane Pereira dos Santos

O retinoblastoma é um tumor maligno raro originário das células da retina. Acomete, em sua maioria, crianças até cinco anos. A enfermidade está na pauta dos últimos dias por conta do caso da filha do apresentador Tiago Leifert, da Rede Globo, que foi diagnosticada com a doença. 
No entanto, o fato é como se detecta esta doença? 

A triagem neonatal ocular, conhecida como Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho - TRV), permite diagnosticar alterações oculares no bebê. O exame é realizado por meio de um pequeno aparelho que emite uma luz indolor nos olhos da criança e, conforme a tonalidade refletida, pode ou não indicar alterações oculares.

Além do retinoblastoma, as doenças que podem ser diagnosticadas pelo teste são: catarata congênita, retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, descolamento da retina e hemorragia vítrea.

"O Teste do Olhinho deve ser feito pelo pediatra logo que o bebê nasce ou na primeira consulta de acompanhamento. Ainda, até os cinco anos de idade, os pais precisam ficar atentos aos sinais do retinoblastoma como a alteração do reflexo vermelho dos olhos observada em fotografias. Caso se perceba um reflexo branco na pupila ou outras alterações no olho  também pode também devem ser observadas" , explica a biomédica e 2ª Secretária da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, Dra. Eliane Pereira dos Santos.
Ainda de acordo com a especialista, os pais devem levar a criança pelo menos uma vez ao ano para uma consulta em oftalmologia mesmo o TRV estando normal. “Este é um dos exames que fazem parte da triagem neonatal. Ou seja, quanto antes o diagnóstico for identificado, mais chances de um tratamento adequado para o bebê", finaliza a biomédica.

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry